quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O que guardamos no coração?


Para percorrer o segundo semestre, o Centro Inaciano de Juventude proporcionou a nós diversas atividades: missão urbana, no Rio de Janeiro (RJ), e rural, em Iconha (ES); missão familiar; experimentos no Colégio São Francisco Xavier e no Anchietanum, em São Paulo (SP); Postulinter, em Araras(SP); visita ao Noviciado, em Cascavel(PR); recebimento dos Exercícios Espirituais de oito dias, em Indaiatuba (SP). 

Recordando esse itinerário, perguntamo-nos: o que guardamos no coração? Guardamos os encontros, os olhares, a acolhida, a partilha, as lágrimas, os sorrisos, a esperança e, em particular, a experiência profunda de Deus, vivida nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, entre os dias vinte e três de setembro e dois de outubro, na casa de retiros Vila Kostka. 

Com o espírito de abertura e de esperança, recebemos os Exercícios do diretor do Centro Inaciano, Eduardo Roberto Severino, sj. Percebemos que a prática precedente dos Exercícios na Vida Cotidiana (EVC) preparou-nos para mergulhar na experiência dos Exercícios de oito dias, através da qual, pela abertura ao Espírito Santo, sentimos, e ainda saboreamos, "ser filho no Filho". 

A experiência dos Exercícios faz-nos olhar a história com outros olhos: os olhos da criação. Somos criatura amada e querida pelo Pai. Com isso, nossa experiência cristã encarna em nosso dia-a-dia. Como o que vivemos foi precedido por Inácio, rezando a 1ª semana dos Exercícios, fomos colocados ao lado d’Ele para melhor enxergarmos a nossa falta de amor. Reconciliados com o Amor, vivemos o cotidiano da vida de Jesus de Nazaré para auscultar o que seria Sua vontade para a nossa vida. 

Guardamos no coração a fé que nos foi transmitida e a certeza de que Deus age na história das pessoas. O movimento de fazer memória ao que nos foi proporcionado pelo Criador só pode despertar em nós uma profunda gratidão pelo que Ele sempre tem realizado em nossa vida. 

Carlos Rafael Pinto e Paulo Henrique Carboni

Nenhum comentário:

Postar um comentário