quarta-feira, 7 de novembro de 2012

jornada de oração pelas vocações

"Por que um jovem decide ser sacerdote ou religioso?", você me pergunta. Um jovem faz essa opção por causa de uma experiência pessoal e profunda de Jesus. O consagrado a Deus é alguém que deseja seguir o Senhor Jesus com todo o seu ser, com todas as suas energias, colocando-se como instrumento da libertação que Deus realiza no mundo através da Igreja (Padre Ramón de La Cigoña,sj em carta a um jovem). 

Palavra do Senhor: Mt 11, 28-30

Breve silêncio

Todos: Senhor, o teu convite é para nós um alento em meio a tantos apelos em nossos dias!
Conforta nossos corações. Reparte conosco o peso dos nossos dias.
Cristo, queremos aprender a mansidão e humildade do teu coração.
Guia nossos passos.

Jesus, quem dentre nós terá a coragem de tomar sobre os ombros o teu jugo?
Ensina-nos a ser teus companheiros.
Serás, Senhor, o nosso caminho e nossa direção.
Nos aproximamos de Ti e nossa vida se torna leve.

Silêncio

Palavra de um jesuíta: “O tema da vocação sacerdotal não pode ser de maior importância para a Igreja, dada a missão do sacerdote. Ao sacerdote confiou Cristo a administração de seus sacramentos, que são em sua Igreja o meio por excelência e o caminho usual da efusão da Graça. (…) O problema da vocação sacerdotal é um problema cristão em todo o sentido da palavra, que interessa não só a alguns escolhidos, que poderiam estudar a sua vocação, mas que é um problema de todos os cristãos: problema dos pais que queiram dar educação cristã a seus filhos; problema dos jovens que necessitam de um guia em seus anos difíceis, para que os dirija em suas crises de adolescência; problema dos pobres que precisam de um pai que se interesse por suas necessidades; problema dos que aspiram a formar um lar, que necessitarão de um guia para todas a suas consciências, diretores espirituais; problema dos que não tem fé, problema dos que não percebem, mas por isso ainda mais pavoroso, porque necessitam de alguém que, desinteressadamente, lhes estenda a mão; problemas dos enfermos que buscarão em vão quem os alente a entrar serenos na eternidade, e que console seus parentes e amigos. Toda a vida cristã está cheia do sacerdote, e todos teriam que se interessar em que seu número fosse cada vez maior e, sobretudo, a que aumentassem em espírito” (Padre Alberto Hurtado,sj em conferência para jovens da Ação Católica).

Breve silêncio

Preces: 
Pelas mulheres e homens da África que vivem o grande desafio de superar os efeitos negativos da dominação que sofreram nos últimos anos. Para que os jesuítas que os ajudam sejam fortalecidos e para que outras pessoas no mundo se coloquem à disposição dessa missão.

Jesus, aumenta nosso desejo de amar e servir.

Pelo povo e governo chinês, a fim de que a paz seja garantida e novas oportunidades surjam para os que sofrem no continente asiático. Pelos jesuítas que assumem aí, entre outros, o trabalho do diálogo entre fé e cultura. Para que o desejo missionário mova mais e mais jesuítas a este continente.

Pelos jesuítas que dedicam a sua vida à reflexão e trabalho intelectual, produzindo diálogos entre fé, ciência, cultura e outros temas candentes em nossa sociedade. Para que sejam consolados nessa missão que se mostra muitas vezes árdua e isolada.

Pelos trabalhos confiados à Companhia de Jesus pelo Santo Padre, de modo particular aqueles que estão em Roma. A fim de que cumpram a missão de manter unidos os membros da Companhia entre si e com a Igreja, bem como a Esposa de Cristo a seus fiéis por todo o mundo.

Pelos despatriados, migrantes e refugiados e pelos jesuítas e outros que dedicam sua vida a consolar e acompanhar essas pessoas em seu peregrinar neste mundo. Que encontrem a ajuda necessária para não perecerem diante dos desafios com que se deparam todos os dias.

Pelos jovens de nossa comunidade e de nossas famílias. Para que não temam buscar ajuda e discernir sobre a inquietação que o Senhor lhes coloca no coração e para que encontrem acompanhantes vocacionais atentos, capacitados e disponíveis.

Pelos Irmãos Jesuítas, que junto com os padres oferecem sua vida a Cristo servindo-O na missão que ele confia à Companhia. Para que esta vocação, essencial para a vida da Companhia, se fortaleça como sinal de amor e doação e para que os jovens queiram servir a Cristo como jesuíta irmão.

Outras intenções

Pai Nosso...

Oração: Senhor Jesus, nós te pedimos
que a muitos escolhas e chames,
que a muitos chames e envies,
conforme tua vontade,
para trabalhar pela Igreja
em tua Companhia
pouco ainda fazemos
e tanto mais poderíamos fazer
se não fosse nossa fraqueza
e nossa omissão
por isso, Senhor Jesus,
fica sempre à frente
na história de nossa vida
e na daqueles que escolheste
para teu serviço,
para que não se deixe de realizar,
por negligência nossa,
a totalidade de teu projeto de amor. Amém. 

Colaboração de Vitor Biral

Nenhum comentário:

Postar um comentário