quinta-feira, 1 de novembro de 2012

exortação

30º. Domingo do Tempo Comum 

Este homem, conhecido como filho de Timeu, era marcado pela miséria e por preconceitos de todo tipo. Ele estava cego, não conhecia a luz. Estava à margem, fora do caminho. Contudo, ele ouviu falar daquele que é luz do mundo, que é o caminho a verdade e a vida. Ele ouviu e creu.

Quando percebeu a força de Cristo passar sua vida ele “clamou”. Porém, as multidões que querem nos impedir de clamar a Jesus, queriam que ele calasse, mandavam ele calar, mas ele cada vez gritava mais.

Querendo sair da situação que se encontrava, num ato de desespero e angústia extrema grita: “Filho de Davi tem piedade”. Ele Confessa sua fé no Cristo e reconhece a incapacidade de suas forças diante da situação em que se encontra.

Jesus, mais uma vez, se compadece com quem sofre e chama-o para próximo de Si. Com a prontidão do verdadeiro discípulo, Bartimeu atende o chamado. Com fé no Salvador, joga fora seu manto e levanta num pulo e vai ter com Jesus. Deixa para trás seu manto, sua vida sem cor e brilho, de exclusão e de descrença em si mesmo.

Jesus notou no cego Bartimeu, além do profundo desejo da cura do físico e da alma, uma fé sem limites, que estando frente a frente com o homem cego, Jesus pergunta: “Que queres que eu te faça?”

O cego Bartimeu responde: “Mestre, que eu torne a ver.”

A fé que o levou a clamar por compaixão, não se importando com todos os obstáculos que estivessem a sua frente. Fez com que Jesus o libertasse da escuridão. Essa grande fé levou Jesus a afirmar: “Vai, a tua fé te salvou.” E tocado pelo amor ele não teve outra opção: “seguia a Jesus estrada fora”

Irmãos sintam a presença de Deus. E com a coragem do cego Bartimeu clamemos a Jesus quando Ele passar por nossas vidas. Cristo ouvirá e nos chamará para perto de si. E lançando fora a nossa capa poderemos chamar com intimidade o Cristo de “Mestre”. E Ele nos perguntará: “Que queres que eu te faça?”. Desse modo, abrindo o caminho para que transformemos nosso modo de ver e viver.

Pai, por intermédio de Cristo Jesus teu filho, dá-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer o sofrimento dos irmãos, e força para crer no teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Mestre faça com que eu veja!

João Francisco Haetinger 

Nenhum comentário:

Postar um comentário