quarta-feira, 14 de março de 2012

Experiência do retiro em Vargem Grande do Sul

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, Padre Eduardo, sj e os vocacionados Vitor e eu, Paulo, fomos até a cidade de Vargem Grande do Sul (SP) para orientar um retiro que aconteceu na Paróquia Sant’Anna. A acolhida na cidade e na Paróquia ficaram por conta do Pe. Paulo Valim, o pároco, do Pe. Toninho, vigário paroquial e do seminarista Élton.

Depois da Missa, fomos jantar com a intenção de conhecer melhor a realidade daquela cidade, além dos objetivos do retiro inaciano oferecido aos paroquianos. Após esse momento, Vitor e eu fomos acolhidos por duas famílias para passarmos a noite. Eram as casas de dona Cidinha e da Iraci. Foram momentos preciosos de partilha de vida.

O dia começou cedo (mais ainda porque houve mudança de horário!). Começamos com um breve café, seguido da oração inicial, conduzida por mim. Logo após, Vitor passou os passos da oração inaciana, concluindo o momento, Pe. Eduardo,sj fez as colocações para o primeiro tempo de oração pessoal.

Todo o dia teve como eixo dois pontos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, da CNBB, o da “Animação Bíblica na vida e na pastoral” e o da “Igreja em permanente estado de missão”. São princípios que fazem parte do Plano da Ação Evangelizadora da diocese de São João da Boa Vista, a qual a Paróquia pertence.

Antes do término da manhã, passamos um pequeno filme, “O Santo que não acreditava em milagres”, e realizei a segunda colocação para a oração pessoal, na qual rezamos a “Parábola do Semeador”. Ao meio-dia foi servido um saboroso almoço no salão paroquial, onde todo o momento da oração aconteceu.

No começo da tarde, tivemos um momento de Leitura Orante e, posteriormente, partilha sobre quem são os discípulos atualmente. Vitor fez a terceira e última colocação e houve mais um momento para a oração inaciana.

Ao término da tarde, o Pe. Eduardo, sj presidiu a celebração eucarística, na qual rendemos graças a Deus pelos momentos de oração e pela intimidade adquirida com Ele. Ao final da celebração, recebemos, mais ainda, o carinho do povo de Vargem Grande. Esperamos que estes momentos de oração possam ser presentes na vida daquele povo tão querido para nós.

 Paulo Henrique Carboni

Nenhum comentário:

Postar um comentário