quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ressonâncias da missão

Durante o tempo do advento e movidos por esse espírito, fui convidado a colaborar com a missão da Companhia de Jesus na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul.

Junto comigo compunha o grupo os jesuítas Alex Pin, Antônio Anderson e Tiago Zeni. Fui muito bem acolhido pelos colegas de missão e pela comunidade jesuíta local, que além da ótima acolhida organizou com muito cuidado as nossas atividades junto das comunidades. A convivência se fez de momentos muito agradáveis de partilha e descontração, pois tanto quanto saber trabalhar juntos é necessário que redescubramos o valor de saber descansar juntos.

Nesse tempo de missão visitamos idosos e enfermos; pessoas que desejavam visitas e bênçãos nas casas, também foram oferecidos para as comunidades encontros de formação bíblica e noites vocacionais. Além disso, conhecemos um pouco do trabalho do capelão da Universidade Católica de Pelotas, P. Rogério SJ. Colaboramos em duas ordenações de diáconos permanentes e participamos de um programa de rádio.

Todo este movimento em relação ao outro e do outro em relação a nos, permitiu-nos vivenciar a missão do ser cristão: sentir diferenças e experiências que enriquecem e nos levam ao acolhimento do nosso próximo na dimensão das suas possibilidades e peculiaridades rumo a uma inclusão possível apenas pelas vias do amor e do cuidado, que acontece, necessariamente, quando estamos abertos a ação do Espírito de Deus.


Colaboração de João F. Haetinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário