domingo, 20 de janeiro de 2013

Experiência de encontro

No mês de dezembro do ano passado, João Haetinger e eu, participamos da missão de férias realizada nas cidades de Porto Alegre e de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Nelas há presença da Companhia de Jesus, por meio de paróquias e do Movimento 'Fé e Alegria' fundado pelo jesuíta P. José Maria Vélaz.

Na Vila Farrapos, em Porto Alegre,  visitamos os lares que se localizam na extrema pobreza. Também trabalhamos em duas creches mantidas por congregações femininas, e em uma cooperativa de reciclagem, onde convivemos com os outros trabalhadores. Paralelo a nossa experiência,  aconteceu o voluntariado para jovens do Colégio Catarinense de Florianópolis.

Conforme a programação, na oração feita pela manhã, partilhávamos o amor que o Amor nos contava. À tarde, na roda de chimarrão, o assunto em pauta era como este Amor era experimentado nos rostos suados e cansados de tantos trabalhadores - e nos nossos também!

De fato, viver a realidade do advento do Menino no meio de tantas pessoas simples faz crescer em nós o sentimento de pertença a um corpo apostólico, e mais ainda, o sentimento de pertencermos ao Amor, que cuida dia-a-dia de sua criação. Mais: nossa missão, revelou-se como um lugar de encontro com os mais necessitados. Um encontro com Deus que se revela no simples rosto de uma mãe com seus filhos. 


Colaboração de Paulo Henrique Carboni

Nenhum comentário:

Postar um comentário