quarta-feira, 4 de abril de 2012

Por que ser jesuíta?

“Porque ser Jesuíta?”... Pergunta dificil. Sou jesuita para ser mais quem sou e ser mais de Deus. Digo da dificuldade da pergunta porque não sua resposta não é universal. Ou seja, não vale para todo mundo, nem todos têm que ser jesuíta. Entretanto, este é o modo que melhor me leva a alcançar a vida que Deus me chama, o meu modo, o modo de Deus para mim.


Estou na fase do Magistério, que é um estágio da formação, normalmente, situado entre os estudos de Filosofia e Teologia. A finalidade desta etapa é promover um maior amadurecimento religioso e apostólico. É um período muito rico. Você sai de uma casa de formação e se insere em uma comunidade apostólica; tem que conciliar trabalho, estudo, missão, descanso, etc. e tudo o que é próprio da vida religiosa.


Na carta aos Romanos, o apóstolo fala da experiência da Salvação a partir de um (re)conhecimento de Deus por parte dos homens (Rm 10,13-15.17), o que depende do anúncio – “a fé vem pelo ouvir”. Alí ele faz uma pergunta que sempre me ressoou muito: “E como ouvirão, se não há quem pregue?”. Meu chamado veio dessa pergunta e isso é algo muito importante para mim. E acredito que muitas pessoas não conseguem fazer uma experiêcia de salvação (de resgate de si mesmos, de reconciliação com a própria história, de tomada de posse da própria vida, de vivência do amor e da fraternidade) pela modo com que anunciamos Deus. O problema, as vezes, é de conteúdo e outras é de forma. Acredito que a oratória e a retórica entram aqui como mecanismos de eliminação dos ruídos na comunicação. É como se diz no senso comum: apresentamos uma verdade como se fosse uma mentira. Já que anunciamos é a Boa Notícia, anunciemo-la bem.

Gilmar Pereira, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário